terça-feira, 2 de junho de 2009

NOVA PANDEMIA RONDA O MUNDO

NOVA PANDEMIA RONDA O MUNDO

A humanidade nunca consegue ficar tranqüila. Sempre surge uma nova doença ou uma pandemia para preocupar o homem.

Agora é a vez da gripe suína ou gripe A-H1N1.

O novo vírus pode infectar seres humanos e não ser reconhecido pelo sistema imunológico.

Contra esta gripe não existe, por enquanto, uma vacina. Para combatê-la podemos contar apenas com alguns medicamentos antivirais, muito repouso, uma boa hidratação, uma alimentação saudável para que o nosso sistema imunológico não baixe a sua guarda e uma constante higienização das mãos. O uso de máscaras pode ser também uma boa medida de prevenção.

A gripe suína se transmite como uma gripe comum, por meio de tosse, espirros, secreção nasal, contato direto (aperto de mãos, beijos).

Os sintomas são: febre alta e repentina, tosse, irritação dos olhos, coriza, dor de cabeça, dor nos músculos e articulações, vômito e diarréia.

Até o presente momento (dia 28/05/2009) não há registro de contagio entre cães e gatos. Isso significa que provavelmente os pets estão imunes a este vírus. Mas os proprietários devem ficar sempre alerta. Se houver qualquer mudança significativa na saúde dos bichinhos, eles devem ser levados imediatamente ao veterinário. Atenção: as pessoas não devem subestimar os perigos desta gripe, mas também não devem se deixar tomar pelo pânico. O pânico é o melhor amigo das doenças sérias e graves e das epidemias e com a presença dele tudo se complica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário