quarta-feira, 30 de maio de 2012

Picnic no Asfalto @ Rua Augusta

 Domingo, 3 de Junho de 2012
13:00 até 16:00


Amigos!

Dia 3 de junho teremos mais uma edição do Picnic no Asfalto em plena Rua Augusta.

Separe uma toalha xadrez, anote a data na agenda pegue o livro de receitas pra já ir pensando no que preparar e também um traje vintage - sim, o picnic será à moda antiga e no meio da rua!

O projeto surgiu como meio de chamar atenção pela preservação da última área verde do centro de São Paulo e pela criação do Parque Augusta - um quarteirão inteiro entre as ruas Marquês de Paranaguá e Caio Prado que inclui um bosque mais de 400 árvores e que luta pra se manter em pé e não virar um mar de concreto.

#picnicnoasfalto
Local: Rua Augusta, esquina com Marques de Paranaguá.
(a rua estará fechada para o picnic)
>> Vá a pé ou de bike!

:)

Mais sobre nosso movimento em @Aliados do Parque Augusta


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Release :


PIC NIC À MODA ANTIGA
2ª edição


Todo ano os Aliados do Parque Augusta, em parceria com a SAMORCC – Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira Cesar, realizam um evento comemorativo no Dia do Meio Ambiente. Em 2011 , realizamos o Pic Nic à Moda Antiga em plena rua Augusta, entre as ruas Marques de Paranaguá e Caio Prado, bem ao lado do Parque. O evento fazia parte do Movimento SOS Parque Augusta e tinha como objetivo chamar a atenção da população, das autoridades responsáveis e da imprensa para a importância de se preservar a preciosa área verde do centro de São Paulo com 24 mil m², criando-se ali um parque público. 
Escolhemos um Pic Nic por ser esta uma possibilidade de convívio e confraternização 
entre as pessoas que se perdeu no tempo por falta de espaços livres. À Moda Antiga para homenagear a época do colégio Des Oiseaux, inaugurado em 1907, cujas mantenedoras, naquela época, já com consciência ambiental, deixaram em documentos condições especiais de uso do terreno, salvando as espécies arbóreas da destruição até os dias de hoje. E aconteceu em plena rua Augusta para alertar a todos da falta cada vez maior de espaços ao ar livre para o lazer da população, ocasionada pelo descaso dos governantes e pelo apetite voraz e destruidor da especulação imobiliária.
Homenageando uma época e enaltecendo uma atitude nobre do passado, nossa intenção era salientar a importância da memória e o valor histórico das coisas para conter esta destruição desenfreada e preservar nossa cultura.
Estamos em 2012 e o verde do Parque Augusta continua sendo ameaçado. A Prefeitura sinaliza favoravelmente à criação do Parque Municipal Augusta, mas não toma as providências necessárias e urgentes para a desapropriação da área, permitindo assim que novos empreendimentos imobiliários venham pleitear o local para construção de shoppings e espigões de concreto. No dia 22/03, as construtoras providenciaram, com a conivência da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, uma farsesca Audiência Pública para apresentar seu projeto faraônico. Mesmo apelando para figurantes e corretores de plantão, o público presente se posicionou contra qualquer construção neste espaço verdejante, desejando apenas um parque na totalidade da área.
Por conta dessas ameaças e devido ao grande sucesso do evento no ano passado, decidimos repetir, em 2012, o PIC NIC À MODA ANTIGA – 2ª EDIÇÃO.


 Breve Histórico

Os moradores da região central lutam pela preservação da última área verde de São Paulo e reivindicam que na totalidade da área de 24 mil m² seja criado um Parque Público, um Espaço de Integração do Homem com a Natureza. A área está situada entre as Ruas Caio Prado e Marques de Paranaguá, repleta de árvores centenárias e variedades de pássaros, que precisam ser preservados.
Essa luta vem acontecendo há mais de 7 anos e o Movimento SOS PARQUE AUGUSTA, apartidário, já realizou diversos eventos ao longo desses anos: o “Abraço no Parque”; o evento “Salvando o Verde para as Futuras Gerações”;  o “Saudação à Primavera”; o “Passeio em Defesa do Verde” até a sede da Prefeitura, várias idas às diversas audiências públicas que trataram do assunto, tanto na Câmara Municipal quanto na Secretaria do Meio Ambiente.
Com este Movimento, o Comitê Aliados do Parque, tendo o apoio integral da população que mora na região e de Associações de Moradores, como a SAMORCC, já conseguiu impedir a construção de um hipermercado, a construção de quatro torres de apartamentos e a construção de um museu da música, que nada mais era que um shopping disfarçado com uma colossal estrutura de concreto.
O Movimento conta  com o apoio das Escolas Caetano de Campos e Marina Cintra, que têm desenvolvido com os alunos, sempre presentes aos eventos, um excelente trabalho educativo sobre o exercício da cidadania e a preservação do meio ambiente.
Conseguiu-se também que fosse proposto o Projeto de Lei 345/06 que cria o Parque Municipal Augusta e que já foi aprovado por unanimidade numa 1ª votação na Câmara e aguarda a 2ª votação. Está entre os 50 Parques prometidos pela Prefeitura.

O Pic Nic à Moda Antiga acontecerá no Dia 03 de junho –  Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, dentro da programação oficial da Virada Sustentável. Das 13:00 às 16:00 h.
O evento contará com diversas atrações musicais, entre elas o saxofonista e flautista Maurício Santos e os violinistas Glauco Seeiji Imasato e Marina Dias; performers da Cia de Teatro Pompa Cômica e uma exposição de Dario Bueno sobre o Pic Nic à Moda Antiga – 1ª Edição e um painel sobre a luta pelo Parque Augusta que já dura quase uma década. Além da exposição “As Santas Ceias”, de toalhas antigas de pic nic.
Virada Sustentável

Dias 02 e 03 de junho
Evento cultural, sem fins lucrativos e realizado em parceria com o poder público local, que reúne atrações e atividades gratuitas ligadas aos temas da sustentabilidade (mudanças climáticas, biodiversidade, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos, mobilidade urbana, cidadania, qualidade de vida etc). 
"O objetivo desse movimento é ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem mais positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação. No lugar da restrição e do medo, entra a inspiração", explica o jornalista André Palhano, organizador do evento.

Aliados do Parque Augusta
Contato – 11 – 9609-7057 – Sérgio Carrera

Um comentário:

  1. Gente, foi maravilhoso, NÃO pode desistir, o parque precisa ser nosso...Basta de destruição, precisamos do nosso verde, nossos pássaros, afinal é a última área verde que temos na região...Parabéns galera...

    ResponderExcluir